DEZ REGRAS PARA COMUNICAR BEM A MENSAGEM SUSTENTÁVEL

DEZ REGRAS PARA COMUNICAR BEM A MENSAGEM SUSTENTÁVEL

1- IDENTIDADE É TUDO, IMAGEM É POUCO
O posicionamento deve se basear em identidade clara, persuasiva, verdadeira. Precisa se expressar em idéias fortes e símbolos vivos. Uma empresa sustentável tem uma causa, um propósito que excede, mas se expande nele e o legitima, inserindo-se na vida cotidiana das pessoas. O desafio de comunicar a sustentabilidade é, portanto, conferir verdade a essa causa e compartilhá-la com os públicos de interesse e a sociedade.

2- IDENTIDADE DEFINE A LINGUAGEM
A identidade define a linguagem e inspira. Constrói-se a partir de uma missão, uma visão e valores sólidos. Traduz o que empresa faz para ser sustentável, como ela deseja ser no futuro e em quê acredita. Como disse o filósofo francês, Giles Lipovetski, em visita recente ao Brasil, “ética e estética andam abraçadas nesse mundo contemporâneo. “Na comunicação da sustentabilidade, isso vale como regra de ouro.

3- SUSTENTABILIDADE SÃO VALORES
A sustentabilidade se apóia em um conjunto de novos valores que devem estar presentes na comunicação: diversidade, transparência, interdependência, respeito aos outros e ao ambiente. Tudo o que se opõe a ser visto como velho e ultrapassado. Não tem verdade, não produz confiança. Boa comunicação é a que, de alguma forma, incorpora valores na mensagem.

4- CONFIANÇA É A PALAVRA-CHAVE
Uma comunicação criativa é aquela que consegue gerar a confiança nos públicos, que abre janelas em sua percepção, toca algum sentimento positivo, respeita a sua inteligência, mobiliza emoções. Só a confiança constrói relações sólidas. E o que gera confiança num mundo de desconfiados em potencial? Fatos e não promessas, humilde e não arrogância, números e não suposições, políticas concretas e não projetos esparódicos, práticas e não discursos; convicções e não conveniência, senso de oportunidade e não oportunismo.

5- PRIMEIRO, A LIÇÃO DE CASA
Antes de comunicar para fora, a empresa deve fazer sua lição de casa, informar sobre as políticas, ações e projetos. Precisa envolver os funcionários, fazendo-os se apropriarem de mudança e se sentirem “parte importante” dela, criar cultura para a sustentabilidade, alinhar conceitos e educar as pessoas. Sustentabilidade pressupõe mudança de modelos mentais. E não se muda modelos sem educação continuada, processual, transformadora.

6- HONESTIDADE SEMPRE
Cuidado com as promessas facilmente contestáveis e que não podem ser cumpridas, seja porque são exageradas seja porque a empresa não está preparada para as mudanças delas decorrentes. Sustentabilidade é futuro. Mas o futuro se edifica com atitudes honestas hoje. Comunicar o que não se é, o que não se pode ser ou que não consegue fazer acaba gerando desconfiança.

7- MENOS IDEALIZAÇÃO, MAIS FOCO NO PRESENTE
Cuidado com as idealizações excessivas, as projeções mirabolantes, a grandiloqüência. Os públicos tendem a acreditar no que podem ver e tocar, no que lhes faz sentido hoje, no que afeta a sua vida para melhor. Todo cliente, cada vez mais, irá se relacionar com empresas/marcas que agem e pensam como indivíduos decentes.

8- O TOM HUMANO DAS MENSAGENS
Substitua o tom distante do “Eu faço, eu sou...” por um mais inclusivo do tipo “Nós fazemos, nós somos...”. Afinal, a única verdade que se tem como absoluta em sustentabilidade é que estamos todos no mesmo barco. O tema deve servir para aproximar as pessoas em torno de uma causa comum e não afastá-las. Elimine também o auto-elogio, o tom relatorial, frio e hierárquico. Prefira um tom mais próximo, sincero e baseado em narrativas que façam sentido para a vida das pessoas. Evite, por outro lado, a linguagem seca, áspera, impessoal. Não se está falando de algo “empresarial”, fora do universo humano. Mas do próprio humano que há no empresarial.

9- A SIMBOLOGIA
Evite o catastrofismo, afinal, como diria uma velha canção “ninguém quer a morte, só saúde e sorte”. Transmita otimismo, fé na vida, altruísmo, respeito ético pelo ambiente e pelas pessoas. Valorize o que é diverso. Venda o sentimento de que não se sabe tudo, mas se quer aprender. Não intime a participar, convoque vontades. Mostre gente com cara de gente, meio ambiente com cara de meio ambiente. Dê aos receptores da mensagem a possibilidade de reconstruí-las simbologicamente, de se apropriar delas, de se identificar com o que é comunicado.

10- SOBRE TRANSPARÊNCIA
Preste contas. Para cada fato apresentado na comunicação, aponte evidências que possam comprova-lo. Mostre que cada ação, projeto ou programa integram o conjunto de políticas sustentáveis da empresa, que são parte de um todo, uno e integrado; que dizem respeito à missão, à visão e aos valores; que evocam a identidade da organização. Só a coerência supera a tendência à desconfiança das pessoas em relação à honestidade dos atos sustentáveis por parte das empresas.
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