Falar de marca nunca é fácil. Sempre esbarramos no posicionamento, que em determinados casos muda a cada ano, dependendo do plano estratégico dos executivos que direcionam seus profissionais de marketing para penetração em mercados que hora são oportunos, hora deixam de ser atrativos pela quantidade de concorrentes.
Um dos principais elementos para a construção de marcas fortes é o seu posicionamento, ou seja a forma como a empresa quer ser reconhecida no mercado. Academicamente é muito fácil, você lê alguns trechos de Built to Last, escreve uma frase e segue isso como parâmetro, ou melhor, como direcionamento para os demais níveis da empresa: Estratégico, tático e operacional.
Mas a principal questão é se poderei relacionar um dos fatores mais importantes de segmentação e diferenciação da minha marca, com uma frase? – Eu não apostaria nisso. Traduzir o significado de uma simples frase de posicionamento em ações, imagens e atitudes é o seu principal desafio.
Você deve estar pensando, como desenvolver atitude em uma empresa de serviços ou até mesmo em uma empresa de produto e ainda fazer com que o público a perceba da forma que espero transmitir? – Essa resposta estará muito mais presente se fizermos a desconstrução de uma estratégia ou analisarmos fisicamente uma marca que conseguiu e obteve tal posicionamento a frente de seu target.
É o que faremos, com a análise do vídeo abaixo. Uma obra prima da Rugby, um dos segmentos de moda da famosa marca Ralph Lauren.
Um dos principais elementos para a construção de marcas fortes é o seu posicionamento, ou seja a forma como a empresa quer ser reconhecida no mercado. Academicamente é muito fácil, você lê alguns trechos de Built to Last, escreve uma frase e segue isso como parâmetro, ou melhor, como direcionamento para os demais níveis da empresa: Estratégico, tático e operacional.
Mas a principal questão é se poderei relacionar um dos fatores mais importantes de segmentação e diferenciação da minha marca, com uma frase? – Eu não apostaria nisso. Traduzir o significado de uma simples frase de posicionamento em ações, imagens e atitudes é o seu principal desafio.
Você deve estar pensando, como desenvolver atitude em uma empresa de serviços ou até mesmo em uma empresa de produto e ainda fazer com que o público a perceba da forma que espero transmitir? – Essa resposta estará muito mais presente se fizermos a desconstrução de uma estratégia ou analisarmos fisicamente uma marca que conseguiu e obteve tal posicionamento a frente de seu target.
É o que faremos, com a análise do vídeo abaixo. Uma obra prima da Rugby, um dos segmentos de moda da famosa marca Ralph Lauren.
Percebam a dimensão e a profundidade mesmo com a completa ausência de narração ou subtítulo. Neste caso, a música é o principal argumento da marca, que quando relacionada ao movimento do vídeo, consegue posicionar seu real apelo de sobrevivência, seu principal mote publicitário, sua identidade.
Eu poderia estar escrevendo uma lista de adjetivos que proporcionassem a tradução desse real objetivo de posicionamento, mas como disse no próprio texto, trata-se de uma questão de interpretação. Portanto, aprecie!