MANDAMENTOS DO EXECUTIVO
1- Executivo dotado de responsabilidade é o que assume compromisso por todo o funcionamento de sua área, respondendo pelos acertos e pelos erros, incluindo lucros e perdas.
As empresas detestam o executivo que insiste em justificar falhas!
2- Executivo que alcança produtividade alta é aquele que analisa situações e problemas e busca entender profundamente as questões que afetam os resultados de determinados esforços.
As empresas detestam o executivo que aceita aparências e as soluções soluções fáceis.
3- Executivo com iniciativa é aquele que ousa iniciar atividades novas, mostrando pioneirismo.
As empresas detestam executivos que tenham resistência a reformar, revolucionar, dinamizar.
4- Executivo com profissionalismo é aquele que baseia resoluções em experiência, mas que alia isso ao conhecimento técnico e à lógica. O profissional é também aquele que apela para a assistência de outras pessoas quando necessário.
As empresas detestam executivos que fingem utilizar experiência, conhecimento técnico e lógica quando eles não existem.
5- Executivo que lança mão da experimentação é aquele que assume o risco de erros controlados, se for para quebrar preconceitos e hábitos maléficos enraizados.
As empresas detestam executivos que ficam presos ao que consideram verdades imutáveis e não inovam por medo de errar.
6- Executivo compreensivo é aquele que presta atenção a observações e opiniões alheias, e as analisa com respeito e atenção, sem se importar com a graduação hierárquica de quem ofereceu a sugestão.
As empresas detestam executivos que pensam saber tudo melhor que os outros.
7- Executivo objetivo é aquele que subordina o interesse pessoal ao organizacional. Aquele que se considera apenas como 'pedra' no jogo, valendo pela função, não pelo status.
As empresas detestam o executivo que só faz as coisas para o próprio bem.
8- Executivo controlado é aquele que tem paciência e não reage antes de ponderar consequências e implicações.
As empresas detestam o executivo que cede a impulsos, porque em geral resultam em atitudes prejudiciais à empresa e ao grupo.
9- Executivo imparcial é aquele que consegue se manter frio e racional com relação a pessoas, produtos, planos, expectativas. Aquele cujas preferências devem ser apoiadas em dados concretos, nunca em sentimentos, desejabilidades ou adivinhações.
As empresas detestam o executivo que demonstra fraqueza, e que decide sob o comando da emoção.
10- Executivo confiante é aquele que tem como premissa acreditar na viabilidade do empreendimento, e quem, mesmo em situações difíceis, sabe que o esforço vale mais do que a crítica destrutiva.
As empresas detestam o executivo que acha tudo difícil, impraticável ou penoso.
Por Jota Junior