Informações publicadas por hackers na internet fizeram com que ações despencassem. Parte do problema foi causado por computadores que tomam decisões automaticamente.
Falsa notícia veiculada na conta de Twitter da Associated Press relatava um ataque à Casa Branca que havia deixado o presidente Barack Obama ferido.
As bolsas de valores dos Estados Unidos desabaram durante dois minutos, devido a um falso tweet atribuído à agência de notícias Associated Press (AP), que afirmava que o presidente Barack Obama havia ficado ferido após explosões na Casa Branca. Os índices Dow Jones, Nasdaq e S&P 500 caíram e se recuperaram com a mesma rapidez, mostrando a alta volatilidade dos mercados após o ataque terrorista durante a Maratona de Boston.
Os três principais índices registravam, até então, altas de 0,82% a 1,03%. Os gráficos dos mercados mostram uma autêntica queda livre a partir das 13h08, em Nova York (14h08 no horário de Brasília), após a publicação do tweet, de modo que, em apenas dois minutos, todos os ganhos do dia foram perdidos. O Dow Jones, por exemplo, perdeu mais de 100 pontos ao cair de 14.697,15 para 14.548,58 pontos.
No entanto, Wall Street se recuperou com a mesma velocidade do susto e, às 13h13, os três índices voltavam a se colocar praticamente no mesmo nível de antes do sobressalto (o Dow Jones se situava em 14.690 pontos). O susto tampouco resultou em ressaca. Três horas após a queda, às 17h24 no Brasil, todos os indicadores avançavam mais de 2%.
(Com EFE)